Os conflitos decorrentes em relação com clientes normalmente acontecem em praticamente qualquer tipo de segmento, com a Locação de Imóveis não seria diferente.
No ramo imobiliário, em especial na área referente a locação de imóveis, via de regra é preciso que se defenda interesses de basicamente dois tipos específicos de cliente:
• Locadores, que são os proprietários; e
• Locatários, que são os inquilinos.
Ao fazer esse tipo de intermédio, geralmente a imobiliária acaba por ficar um tanto mais suscetível a certas situações que acabam gerando algum atrito. Alguns locadores as vezes tendem a exigir além do que na realidade foi acordado e são na maioria da vezes pouco flexíveis. Os locatários, por sua vez acabam se sentindo insatisfeitos e prejudicados com a posição que o locador/administradora geralmente apresenta nesses casos.Por isso na gestão de qualquer negócio e principalmente no ramo imobiliário é fundamental saber como se portar diante dos conflitos que possam vir a acontecer e tomar as medidas necessárias para evitar tais situações. Veja abaixo algumas dicas que podem ser úteis na hora de reduzir alguns dos problemas existentes no processo de locação.
Dicas para minimizar os conflitos envolvendo locação de imóveis
1. Deixe claro o papel de todas as partes
Sem dúvida alguma o passo inicial para conseguir diminuir os problemas com a locação de imóveis é deixar o mais claro possível quais são as responsabilidades especificas das partes envolvidas nesse processo. É preciso estabelecer uma conversa franca e aberta tanto com o locador como também com o locatário, para que assim seja explicado para ambos o papel de cada um, e quais vão ser as competências da imobiliária.Formalize sempre todas as condições estabelecidas, através de um contrato de administração com o locador/proprietário e de locação com locatário e solicite que todas as partes envolvidas leiam atentamente o contrato para não haver dúvidas ou problemas futuros.
2. Busque sempre otimizar os seus processos
É de suma importância dedicar algum tempo para pensar sobre todos os processos referentes a cada setor da empresa. Envolva sempre a sua equipe com a documentação de todas as atividades que normalmente são desenvolvidas e depois disso desenhe um mapa, um fluxograma de todos os processos e também das suas relações. Ao fazer isso você obterá uma visão mais ampla do negócio e de tudo que pode ser melhorado. Identifique sempre os problemas com a locação de determinado imóvel da sua empresa e proponha as possíveis ferramentas para que esses problemas sejam solucionados.
3. Realize sempre uma vistoria criteriosa no imóvel da locação
Antes mesmo do imóvel ser posto para locação, é fundamental que você faça uma vistoria criteriosa no intuito de identificar algum problema que cause conflito futuro entre locador e locatário. A vistoria também é importante nesses casos porque as condições do imóvel deve constar no contrato de locação e a ausência de qualquer detalhe que o imóvel apresente e que incomode o locatário/inquilino é motivo de atrito entre as partes no decorrer da locação.
Portanto, essas são algumas dicas para evitar problemas com a locação de imóveis, e se você seguir a risca as orientações acima sem dúvida alguma, o seu trabalho poderá ser desenvolvido de uma forma bem mais tranquila e amigável.