A maioria dos corretores de imóveis sabe que é crucial estar sempre no seu melhor desempenho e que a primeira impressão é a que vai marcar a lembrança do seu cliente em relação à você, por isso é tão importante promover a sua imagem, o famoso marketing pessoal.
Tratar com cuidado de todo o conjunto, das características que podem influenciar nesta primeira impressão é uma tarefa diária e que todos os corretores precisam estar atentos para que sua performance seja sempre bem recebida tanto no digital quando pessoalmente pelos possíveis clientes, pois afinal “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Lembrar-se sempre de manter a aparência e a imagem sempre bem cuidados, a linguagem sempre adequada aos meios de comunicação e diversas outras práticas podem ser o que diferencia um corretor de imóveis bem sucedido do corretor mediano.
As melhores dicas de marketing pessoal para o corretor imobiliário
Ter uma formação e procurar atualizar o currículo para que as suas habilidades estejam sempre coniventes com o trabalho realizado é fundamental para o seu crescimento profissional.
As dicas de marketing pessoal que você vai ver aqui são muito efetivas ao ponto de fazer você se sobressair em relação à sua concorrência. No entanto, não estamos falando aqui de métodos para que você seja prepotente ou que entenda como vaidade pessoal e sim dicas para melhorar e se destacar com o marketing pessoal.
Isto funciona porque vai fazer com que as pessoas enxerguem em você as possibilidades que o seu trabalho oferece de maneira estratégica, para que elas se lembrem e possam sempre se referir ao seu trabalho como fonte de qualidade e sucesso.
– Lembre-se a todo momento da sua imagem
Estar aparentemente bem cuidado mostra uma preocupação com a imagem e um investimento maior em estar apresentável para seus clientes pode fazer toda a diferença na maneira com a qual eles percebem você.
Uma parte grande do marketing pessoal para o corretor de imóveis é saber se portar e também se vestir, pois, por mais que esta avaliação seja superficial, a sua aparência irá determinar a reação dos seus clientes e a maneira como eles se referem à você, bem como seu tratamento. Uniformes são sempre bem vindos.
A não ser que você tenha um relacionamento mais íntimo com o seu cliente, nunca use palavras informais demais como gírias ou cumprimentos soltos.
– A pontualidade é de extrema importância
Nunca deixe nenhum cliente esperando em lugar algum, sempre esteja cerca de 10 a 15 minutos adiantado para poder reagir em caso de qualquer imprevisto e estar sempre preparado para aguardar o cliente: nunca é ele que deve aguardar você, pois o atraso gera uma percepção muito negativa que pode afetar todos os outros esforços que você gerenciou para chegar à esta posição.
A pontualidade exibe responsabilidade, planejamento e respeito para com o tempo do seu cliente, que é precioso como o seu e também deve ser tratado como prioridade em qualquer tipo de reunião ou evento, desde uma simples reunião para prospectar imóveis até uma visita aos mesmos.
– Fique atento a postura, o corpo fala
Cuidado! Nosso corpo a todo momento transmite mensagens, sejam positivas ou não. Uma pessoa que conversa com os braços cruzados, encurvada mostra-se fechada para negociar, mãos no bolso demostra desinteresse, sentar de qualquer jeito, não impõe respeito. Em vez disso, procure manter a postura de uma pessoa de sucesso.
Um exercício bem simples mais eficaz, é antes de um atendimento enquanto espera o cliente (pois você como um corretor de alta performance vai chegar de 10 à 15 minutos antes) se manter em postura ereta e sorrindo por cinco minutos, parece bobeira! Mas faz toda a diferença. Seja, aja como uma pessoa de sucesso!
– As redes sociais fazem do marketing pessoal para o corretor de imóveis muito mais rápido e fácil
A maioria de nós já utiliza o Facebook, o Instagram, Linkedin e o Whatsapp, estas redes sociais podem ser uma ferramenta crucial para a melhoria de suas vendas e do seu desempenho como corretor de imóveis. Exibir o conteúdo que você gera diariamente para pessoas que estão em sua rede de contatos pode ser uma ótima maneira de conseguir uma interação orgânica entre elas.
Toda via, as redes sociais são ferramentas que podem tanto ajudar você a construir ou mesmo destruir sua imagem pessoal, pois pode possuir uma abrangência inacreditável, por isso, que você só deve expor lá algo que não lhe comprometeria caso você estivesse comunicando a mesma coisa num palco para centenas ou milhares de pessoas.
Alcançar novos clientes em potencial também é muito mais fácil com as ferramentas disponíveis nas redes sociais, principalmente porque elas podem ser amplamente utilizadas em celulares: que ficam em primeiro lugar na utilização de ferramentas de buscas por produtos, e seus imóveis podem ser um deles.
Atualize sempre suas redes e publique conteúdos que sejam relevantes para os clientes, para que eles possam se relacionar com sua página e estar sempre buscando por novas postagens e interagindo de forma espontânea com a sua marca.
O marketing pessoal para o corretor de imóveis é uma ferramenta fundamental para que o seu trabalho seja reconhecido e possa estar em processo de melhoria contínua por meio de feedbacks e de relatórios de desempenho mensais. Então, não se esqueça destas dicas e veja as melhorias acontecerem!