Com a evolução da tecnologia, os diversos avanços em gerenciamento de empresas e melhorias na publicidade, o marketing de guerrilha tem se mostrado uma técnica muito eficaz para que as empresas possam deixar suas marcas no mercado e destacarem-se de seus concorrentes na hora de fidelizar o público.
As imobiliárias são nichos de mercado que precisam estar constantemente investindo em técnicas de publicidade e marketing para que suas vendas, que geralmente tem um custo médio, porém muito mais alto do que a maioria dos produtos no mercado, possam ser realizadas com eficiência e gerar um bom relacionamento com o consumidor.
Ao investir nestas técnicas, principalmente no marketing de guerrilha, é necessário que as imobiliárias façam um estudo prévio para orientar os esforços e o orçamento disponível para a publicidade, como estudos de público, de aceitação da marca, entre outros, para evitarem perder dinheiro, principalmente se forem pequenas.
Esta ferramenta é uma ótima opção para empresas pequenas, pois pode destaca-las num mercado menor com a inovação das ideias e a criatividade: é daí que vem a necessidade de se pensar criticamente em relação às estratégias a serem utilizadas.
O que é o marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing que o faz de maneira mais agressiva, mais direta e que geralmente não tem relação com as mídias tradicionais, e que pode ser muito bem planejada dada as oportunidades de criação que podem ser realizadas pelas imobiliárias, principalmente.
Por mais que o marketing de guerrilha tenha como principal intuito chocar o público, as estratégias precisam ser desenvolvidas com muito cuidado para não afastarem os consumidores em potencial e ter um efeito oposto ao pretendido pela campanha.
Como qualquer ação espontânea, base do marketing de guerrilha, deve-se trabalhar de uma forma respeitosa e sensível para que possa ser aceito e relacionar-se com o público o fazendo lembrar da marca de maneira interessada e que busque mais informações sobre os serviços ou produtos envolvidos na ação.
Como é possível executar o marketing de guerrilha?
Algumas das ações de marketing de guerrilha são os flash mobs, muito conhecidos por mobilizarem muitas pessoas para realizarem uma ação coletiva em público, como danças previamente coreografadas e que vão juntando cada vez mais pessoas em uma multidão (mob, em inglês).
Saiba reconhecer suas origens e seu histórico como marca para poder realizar qualquer estratégia deste tipo, não adianta utilizar uma linguagem completamente diferente na hora de querer inovar e acabar por atingir um público completamente diferente do que o que você já fidelizou.
As parcerias são muito recomendadas na hora de realizar o marketing de guerrilha, pois elas podem fazer com que a abrangência dos seus esforços e do seu orçamento seja muito maior, garantindo uma ampla penetração da sua publicidade no mercado.
As redes sociais podem estar integradas na ação que você escolher realizar, e, dependendo do nível de engajamento do público, podem até viralizar (ficarem muito famosas e visualizadas nas redes), fazendo com que o nome da sua imobiliária seja amplamente conhecida e as buscas por ela aumentem consideravelmente.
Avalie o contexto da sua publicidade
As ações de marketing de guerrilha precisam ser muito bem pensadas pelo fato de estarem geralmente lidando com uma parte grande do público, por isso, é preciso pensar muito detalhadamente no conteúdo que será utilizado, tomando todas as medidas para que ele não seja ofensivo nem perigoso para nenhuma faixa de público.
Não é preciso chocar muito nem provocar sensações que causam desconforto ou uma reflexão muito profunda negativamente nas pessoas, dependendo da ocasião ou época em que sua campanha for realizada, é preciso pensar em todos os âmbitos em que ela pode impactar o público.
As ações de guerrilha, para serem realizadas com frequência e serem monitoradas de maneira eficaz, precisam estar sendo sempre monitoradas e os seus resultados precisam ser quantificados, o que pode ser feito com eficácia por meio das redes sociais.
Procure interagir com o público sempre por estas mídias para criar um ambiente mais propício ao engajamento em campanhas futuras. Faça o monitoramento em relação às métricas gerais da empresa com outros períodos e isso certamente dirá de que maneira a campanha de marketing de guerrilha afetou seus negócios.