O Business Model Canvas vem sendo utilizado cada vez mais por empresas de diversos portes e segmentos. Além de oferecer um sistema de fácil manuseio, ele possibilita ilustrar, de maneira clara e objetiva, um modelo de negócios.
É importante ressaltar, contudo, que ele não substitui o tradicional Plano de Negócios (PN), que é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Ele é apenas uma ferramenta complementar.
Esse método de Planejamento Estratégico é essencial para você criar “rascunhos” do seu negócio visando não só a criação, como, também, o aperfeiçoamento de um empreendimento.
Benefícios do Canvas:
O Canvas funciona como uma espécie de mapa visual do seu negócio. Nele, são apresentadas todas as características que o gestor precisa saber sobre sua empresa, bem como, maneiras de melhorá-la. A ferramenta possui, além disso, uma série de benefícios para o empreendedor.
• Mais organização:
O método de planejamento estratégico oferece mais organização para o empreendedor na hora de esboçar o seu modelo de negócios. Além disso, ele deixa todas as características do projeto bem objetivas, facilitando, assim, a visualização.
• Facilita a compreensão:
Por oferecer um mapa visual da empresa, ele facilita a compreensão na hora de apresentar o modelo para outras pessoas. Ele é ideal, por exemplo, para elaborar apresentações para possíveis parceiros do empreendimento. Existem vários modelos de Canvas prontos disponíveis na internet, contudo, você também pode criar o seu do zero. Isso ajuda ainda mais na hora de saber como o seu negócio funciona.
Como estruturá-lo e aplicá-lo na minha imobiliária
Se você deseja criar e aplicar o método de planejamento estratégico Canvas na sua imobiliária, é preciso ter mente que ele precisa apresentar alguns itens obrigatórios que irão facilitar a compreensão do mesmo.
• Segmento de clientes:
É preciso estabelecer quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem você está oferecendo os serviços e produtos da sua empresa.
• Oferta de valor:
Nesse espaço você irá colocar o porquê o seu negócio é melhor do que qualquer outro. Você precisa descrever o que sua imobiliária oferece de diferencial das demais.
• Canais de vendas:
Aqui você deve apontar aonde os seus clientes irão encontrar os serviços e produtos ofertados, se é por meio de uma sede física, de um site, de redes sociais e etc.
• Relacionamento com o cliente: Este ponto tem como objetivo destacar como você irá se relacionar com o cliente após a venda do imóvel. No caso, é preciso apontar formas de fidelização para que o consumidor não vá para a concorrência.
• Fontes de receita:
Como o próprio tópico sugere, você deve elencar as maneiras com que o seu negócio irá obter lucro. No caso de uma imobiliária será por meio de comissões? Parcerias? Consignação? Você que deve decidir.
• Recursos-chave:
Nesse quadro você deve elencar tudo aquilo que fará com que o seu projeto funcione. Colaboradores, tecnologias, ferramentas e etc.
• Atividades-chave:
Aqui, você precisa elencar quais são as atividades obrigatórias que o seu negócio deve realizar para se manter em funcionamento. Também é necessário apontar quais ações irão ajudar nos quesitos Oferta de Valor e Relacionamento com o Cliente.
• Parceiros-chave:
No caso da sua imobiliária, aqui você deve elencar todas as parcerias necessárias para que ela continue funcionando, como, por exemplo, construtoras com quem você trabalha.
• Fontes de custo:
Por fim, nesse tópico, você deve listar todos os gastos necessários para manter a sua empresa funcionando. Capital, pagamento de funcionários, manutenção de infraestrutura e etc. Preenchendo esses quadros, com certeza você irá conseguir criar um Canvas e utilizá-lo para aperfeiçoar o seu negócio, bem como procurar por parcerias para ampliar a sua imobiliária.
Não deixe o Plano de Negócios de Lado
Apesar do Business Model Canvas ser um excelente método de planejamento estratégico, se o seu negócio já está há algum tempo no mercado é preciso elaborar um Plano de Negócios específico para ele.O PN é utilizado, principalmente, para que o empreendedor possa fazer projeções para o seu empreendimento. É mais extenso, porém traz mais informações sobre o negócio. É essencial na hora de se planejar o futuro da empresa.
O Canvas pode ser utilizado como um complemento do PN, pois, irá oferecer as informações mais importantes de forma mais prática, servindo como um mapa visual do projeto. Ele pode ser elaborado tanto para uso interno, quanto para apresentar o negócio para outros empreendedores. O ideal é que você utilize o Canvas e o Plano de Negócios de forma conjunta. Experimente elaborar uma estratégia utilizando as duas ferramentas. Com certeza você verá como ficará mais prático ver os resultados da sua imobiliária e utilizá-los para melhorar o seu negócio.